Central do Trabalhador Autônomo da Sedese conta com 451 profissionais cadastrados no sistema

Print

central autonomoEstá precisando dos serviços de faxineira, passadeira, auxiliar de cozinha e outros? A Central do Trabalhador Autônomo, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), realiza a intermediação gratuita de profissionais para prestações de serviços em domicílios, condomínios e empresas.

A Central do Trabalhador Autônomo tem atualmente 451 profissionais diaristas cadastrados em seu sistema, em sete unidades no Estado, sendo 171 somente em Belo Horizonte. O projeto busca garantir a intermediação de mão de obra e a geração de renda para esses trabalhadores. O serviço conta ainda com profissionais de serviços gerais, jardineiros, cuidador de idosos, entre outros.

Os interessados nos serviços de diarista na capital mineira devem desembolsar R$ 100 de diária e arcar com os custos da passagem do trabalhador. Nos municípios do interior, os custos dependem do preço médio local. A intermediação feita pela Sedese é gratuita e o pagamento é feito diretamente para o profissional.

Além de Belo Horizonte, o projeto já foi implantado nos municípios de Betim, Itabira, Barão de Cocais, Brumadinho, Piumhí e Patrocínio.

Com a criação da Central do Trabalhador Autônomo, a Sedese promove um ambiente favorável para que os trabalhadores autônomos tenham sua própria clientela e desenvolvam sua rede, aumentando assim as oportunidades e a renda destes profissionais através da intermediação.

“O objetivo principal é aproximar e facilitar a relação entre a oferta e demanda pelos serviços, ou seja, entre trabalhadores e solicitantes. Se de um lado a população ganha serviços de qualidade com preços justos, do outro ampliamos as oportunidades para os profissionais gerarem sua própria renda. O resultado é uma economia mais aquecida nos municípios”, destacou o diretor de Geração de Renda e Economia Popular Solidária da Sedese, Matheus Nascimento.

Confira a lista com os telefones das unidades.

 

MUNÍCIPIOS

TELEFONE

BELO HORIZONTE

(031) 3916-9077

BETIM                     

(031) 3591-0851

ITABIRA                  

(031)3831-5188

BRUMADINHO     

(031)3571-3847

BARÃO DE COCAIS 

(031)99786-9347

PATROCÍNIO          

(034)3831-6090

PIUMHÍ                    

(037)3371-9272

 

 

Histórico

A Central de Autônomos surgiu em Belo Horizonte em 1993 como Central de Diaristas do Sine Timbiras. De 2000 a 2009, passou a funcionar no antigo Posto de Serviço Integrado Urbano (Psiu) da Praça 7.  De 2010 até o final do ano seguinte, o projeto foi interrompido, sendo retomado em 2012, no Sine Santa Efigênia, como Central de Prestação de Serviços (CPS).

De janeiro de 2014 a junho de 2017 passou a se chamar Central de Prestação de Serviços do Trabalhador Autônomo (CPSTA), com funcionamento na Unidade de Atendimento ao Trabalhador (UAT) do bairro Gameleira. No entanto, desde julho de 2017 está funcionando na Cidade Administrativa como Central do Trabalhador Autônomo.

Desde o início de 2019, a Central do Trabalhador Autônomo vem se reestruturando para incluir novas ocupações no escopo de serviços ofertados e ampliar os atendimentos às demais regiões do estado. Dessa forma, espera-se garantir que mais profissionais mineiros possam ofertar seus serviços de maneira facilitada e segura, além de permitir à população ter acesso aos serviços com mais facilidade.