Diretorias Regionais da Sedese recorrem a aplicativos para dar apoio técnico aos municípios

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As 22 Diretorias Regionais de Desenvolvimento Social, unidades de representação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) nos territórios, intensificaram o apoio técnico aos municípios, utilizando aplicativos de conversas por áudio e vídeo, além do apoio por telefone e e-mail, desde o início do isolamento social provocado pela Pandemia da Covid-19.
A iniciativa trouxe resultados positivos, com mais de 680 ações de apoio técnico à distância pelas Diretorias Regionais Sedese, alcançando cerca de 300 municípios.

Desde o início do regime de isolamento social, a Sedese traçou medidas para garantir o acesso a políticas públicas de redução de impacto do Coronavírus nas famílias mais pobres e vulneráveis. E tem feito constantes pesquisas para coleta de informações sobre a situação dos equipamentos de assistência social para fortalecer o atendimento nos serviços municipais essenciais.

De acordo com a Diretora de Coordenação Regional, Fabiana de Andrade Silva, as Diretorias Regionais da Sedese realizam ações de apoio técnico a grupos de municípios, utilizando essas ferramentas, principalmente para esclarecer dúvidas comuns entre os gestores e técnicos municipais, sobre normas e legislações vigentes em relação ao trabalho da Assistência Social frente as limitações impostas pelo Coronavírus. "Essas ações são também uma oportunidade para promover a troca de experiências entre os municípios durante este período de pandemia", conclui.

Ainda de acordo Andrade, entre as demandas mais comuns levantadas pelos municípios, além do funcionamento dos serviços e equipamentos da Assistência Social no contexto da pandemia do Coronavírus, estão as dúvidas sobre as portarias publicadas pelo Ministério da Cidadania, Bolsa Família e Cadastro Único, Auxílio Emergencial do Governo Federal, atendimento à população em situação de rua, dentre outros. "Por meio dos canais de comunicação das Regionais, também são repassadas aos gestores municipais, informações nas áreas de esporte, direitos humanos e trabalho e renda", complementa.

Impactos nos municípios

Para a coordenadora da vigilância socioassistencial e também responsável pela gestão do Cad'Único do município de Poços de Caldas, Maria Neves Gaia, o contato direto com o Estado, através da Diretoria Regional, facilitou o entendimento das portarias e normativas estaduais e ministeriais. Além disso, ajudou o município a se preparar melhor para atender a população.
"São dúvidas diárias que precisamos buscar respostas. A cada dia novas regras são publicadas e a Sedese tem nos ajudado bastante neste quesito. Com isso conseguimos priorizar o atendimento a quem mais precisa" afirmou.

Já no município de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, o fluxo de atendimentos das áreas socioassistenciais foi organizado a partir da troca de informações e de grupos de discussão temáticos. "Este suporte do Estado nos ajuda a repassar para a população, as informações corretas sobre os serviços e benefícios concedidos pelos governos, durante a quarentena", pontua.

A Sedese possui unidades Regionais nos seguintes municípios: Almenara, Araçuaí, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Ituiutaba, Juiz de Fora, Metropolitana, Montes Claros, Muriaé, Paracatu, Passos, Patos de Minas, Poços de Caldas, Salinas, São João Del Rei, Teófilo Otoni, Timóteo, Uberaba, Uberlândia e Varginha. Para acessar os contatos e endereços das 22 Diretorias Regionais da Sedese, clique aqui.