Sedese lança cartilha para assessorar, informar e capacitar usuários das comunidades terapêuticas

Print

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas (Supod), iniciou a distribuição virtual da Cartilha de Cuidado e Reinserção Produtiva, destinada às comunidades terapêuticas que acolhem pessoas que usam/abusam e/ou com quadro de dependência química em álcool, tabaco e outras drogas, bem como seus familiares.

O documento tem como objetivo disponibilizar estratégias e ferramentas no campo do cuidado e da reinserção social e produtiva, buscando restabelecer e aprimorar as relações pessoais, sociais e profissionais, bem como a saúde física e mental das pessoas acolhidas para tratamento de dependência química nas comunidades terapêuticas. Dessa forma, a publicação contém informações de programas sociais profissionalizantes, como cursos on-line para gestores e acolhidos, e o Programa Qualifica-Se, desenvolvido pela Subsecretaria de Trabalho e Emprego (Subte). O Programa atua para fomentar, capacitar e assessorar os beneficiados, multiplicando as competências profissionais e sociais e ampliando as oportunidades de reinserção na sociedade e de geração de renda para os trabalhadores, seja por meio de (re)colocação em vagas de trabalho e/ou pelo empreendedorismo.

No cenário atual de enfrentamento à pandemia de Covid-19, a Cartilha reforça que é necessário prezar pela saúde dos acolhidos, adotando estratégias que fortaleçam sua proteção e desenvolvimento. O material também traz orientações de prevenção à Covid-19, e quais cuidados para se evitar a propagação do vírus devem ser tomados dentro das comunidades terapêuticas, bem como medidas para fortalecer a imunidade dos acolhidos e como os familiares devem se comportar para evitar o contágio e disseminação do vírus.

Segundo a subsecretária de Políticas Sobre Drogas, Soraya Romina, o documento se constitui como um relevante instrumento para combater a Covid-19, além ampliar o alcance das ações de reinserção. “A cartilha possibilita a democratização do acesso à uma série de estratégias no campo da qualificação profissional, e muitas delas são na modalidade on-line, o que amplia ainda mais o alcance. Com isso, em parceria com a Rede Complementar de Suporte Social na Atenção ao Dependente Químico, conseguimos fomentar e fortalecer as ações de reinserção social e produtiva desenvolvidas pelo Governo de Minas Gerais”, explica.

A cartilha também traz informações e orientações sobre outros benefícios socioassistenciais, como o Bolsa Merenda, isenção de pagamento de energia elétrica e Auxílio Emergencial COVID-19, que é fornecido pelo Governo Federal.