Sedese divulga novo boletim sobre o mercado de trabalho em parceria com a Fundação João Pinheiro

Print

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Trabalho e Emprego (Subte), divulga nesta quarta-feira (23/6) uma nova edição especial do ‘’Boletim do Mercado de Trabalho Mineiro’’, fruto de mais uma parceria com a Fundação João Pinheiro, por meio da Coordenação de Estudos Populacionais da Diretoria de Estatística e Informações.

Essa publicação analisa as estatísticas do mercado de trabalho formal à luz dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), este último combinado aos dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Este estudo traz uma investigação das assimetrias apresentadas por essas duas bases de dados que, desde 2020, começaram a divergir quanto ao volume do mercado de trabalho formal brasileiro. Se, por um lado, o CAGED tem registrado sucessivas superações de recordes no saldo de empregos, por outro lado, a PNAD Contínua tem divulgado dados mais pessimistas de aumento da taxa de desocupação no país.

Destaca-se que a intenção deste boletim não é apontar qual das bases oferece uma visão mais realista do mercado de trabalho no Brasil, haja vista que as divergências mencionadas são resultado de desenhos metodológicos diferentes para obtenção dos dados. O objetivo principal desta publicação é descrever ambas as bases, compará-las desagregadamente e, com isso, levantar alguns pontos de reflexão para os usuários das estatísticas do mercado de trabalho.

Para ler a versão integral do ‘’Boletim do Mercado de Trabalho Mineiro’’, clique aqui.