Consulta pública democratiza aprimoramento do plano mineiro sobre drogas

Print

Lançado no último dia 25 pelo governo de Minas, o Plano Mineiro Intersetorial de Cuidados/Tratamento e Prevenção ao Uso/abuso de Álcool, Tabaco e outras Drogas passa agora por consulta pública, por um período de quase 30 dias, para garantir a participação da sociedade no processo de aprimoramento desse importante instrumento para a construção de políticas públicas sobre álcool, tabaco e outras drogas.

A partir das 8 horas de desta quarta-feira (14/7) até as 20 horas do dia 12 de agosto, os interessados podem enviar suas contribuições para o aprimoramento do Plano, desenvolvido pela Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). O Plano contou também com a assessoria e acompanhamento da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) e com a contribuição das universidades federais de Minas Gerais (UFMG) e de Juiz de Fora (UFJF).

A Consulta Pública foi publicada nesta terça-feira (13/7) no Diário Oficial do governo, o “Minas Gerais”. Mais informações podem ser acessadas nos endereços http://www.consultapublica.mg.gov.br e no site da Sedese.

A subsecretária de Políticas sobre Drogas da Sedese, Soraya Romina, espera contar com a ampla participação de toda da sociedade, como forma de ter um Plano cada vez mais próximo da realidade dos 853 municípios mineiros.

“A Subsecretaria de Políticas sobre Drogas considera extremamente importante essa iniciativa pois ela se constitui como uma perspectiva de fortalecimento da democracia no Estado de Minas Gerais. Ao mesmo tempo, a Consulta Pública representa um estímulo à participação da sociedade mineira como um todo, dos conselheiros dos Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas, das Organizações da Sociedade Civil, dos grupos de apoio, dos grupos de anônimos, movimento sociais, gestores, técnicos dos municípios, enfim, do conjunto dos atores sociais que lidam com a temática da política sobre drogas, na expectativa de aprimorarmos esse instrumento de orientação e planejamento direcionado aos municípios mineiros”, enfatizou.

O Plano representa um marco do governo do Estado para a entrega de serviços e ações à sociedade, por meio de uma política pública eficaz de enfrentamento ao uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas. Além de conceitos, marcos legais e diretrizes, ele traz ainda um conjunto de estratégias de prevenção às drogas, além do fortalecimento dos fatores de proteção, em especial às crianças, adolescentes e jovens.