Caderno Regional detalha estratégias do programa Percursos Gerais em Teófilo Otoni e nos municípios do entorno

Os municípios que pertencem à Regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, ganharam nesta semana o Caderno Regional, um documento que mostra, de forma objetiva, toda a estrutura do Programa Percursos Gerais: Trajetória para Autonomia, implementado pela Superintendência de Integração e pela Diretoria de Projetos Especiais da Sedese na região.

Com o caderno é possível compreender a metodologia utilizada no desenvolvimento do Percursos Gerais, na escolha dos municípios, as etapas de implementação, a divisão dos projetos e, em especial, a forma como cada projeto visa atuar nos municípios da Regional e os resultados esperados.

A forma de atuação nos municípios é projetada com base nos diagnósticos locais, que demonstram quais são os pontos sensíveis de cada município, bem como suas potencialidades. Desta forma, as ações são desenhadas levando em consideração as reais necessidades dos municípios, buscando mais assertividade.

O Caderno Regional traz, de forma sucinta, a estratégia intersetorial utilizada pelo Programa Percursos Gerais, dando destaque a diversos setores como agricultura, assistência social e habitação, para atuar de forma mais abrangente.

O instrumento consolidou todas as informações envolvidas na implementação do Percursos Gerais na Regional de Teófilo Otoni, de forma a facilitar a compreensão do programa, e o acesso dos gestores municipais a toda a estratégia de desenvolvimento social, geração de renda, combate à pobreza e busca pela autonomia.

Segundo Jonathan Henrique Souza, diretor de Projetos Especiais da Sedese, o Caderno Regional contou com a colaboração de todos os servidores que passaram pela Diretoria em 2020 e 2021. “Trata-se de uma entrega que materializa o planejamento para a Regional de Teófilo Otoni e faz parte da estratégia da Diretoria quanto à gestão do conhecimento”, enfatiza.