Sedese lança o Programa Percursos Gerais na Zona da Mata mineira

Print

O programa Percursos Gerais: Trajetória para Autonomia foi lançado, na tarde desta sexta-feira (15), pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), na zona da mata mineira.

A iniciativa do Governo de Minas visa estimular e capacitar as pessoas em direção à autonomia, para combater a vulnerabilidade de famílias nas cidades de menor IDH-M do estado.

Durante o evento, que aconteceu em Muriaé, os prefeitos de Araponga, Pedra Bonita Sericita, Orizânia e Muriaé fizeram ao adesão do programa.

Essa parceria entre o Estado e as cidades para a implementação do Percursos Gerais prevê ações nas áreas de assistência social, segurança alimentar e nutricional, melhoria habitacional, esporte e lazer, direitos humanos, prevenção às drogas e geração de renda.

“Sabemos dos nossos desafios e temos a certeza de que esse primeiro passo já é uma mudança. Promover a autonomia dos indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade é uma esperança para que, no futuro, eles possam fazer suas escolhas”, afirmou a secretária Elizabeth Jucá.

Percursos Gerais: Trajetória para a Autonomia

O programa é parte da estratégia do Governo do Estado de Minas Gerais na busca pela redução das múltiplas formas de vulnerabilidade social a partir da ação intersetorial entre as diferentes áreas da Sedese, como geração de renda, esporte e lazer, assistência social, segurança alimentar e nutricional, habitação social, direitos humanos, e política de prevenção e cuidado sobre drogas.

Atualmente, o programa atende 35 municípios na segunda fase de execução.