Sedese integra parceria entre Governo de Minas e Amazon

WhatsApp Image 2023 02 15 at 20.05.50Para atuar com eficiência e celeridade nos danos causados pelas chuvas e diante da ameaça de rompimento de barragens de minério em Minas Gerais, o governo do Estado oficializou, na manhã desta quarta-feira (15/2), uma parceria com a Amazon Web Services (AWS). Juntos, servidores da Sedese e funcionários da multinacional norte-americana, vão a construir o Sistema de Prevenção e Resposta a Desastres do Estado de Minas Gerais.

O projeto, elaborado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), com apoio da Defesa Civil e da Seplag, visa a criação de uma ferramenta para mapear áreas de risco e também comunidades vulneráveis às ameaças de desastres por toda Minas Gerais.

A partir de dados e informações precisos, órgãos públicos poderão atuar com mais assertividade e construir políticas efetivas para proteger a população e o meio ambiente.

Com o funcionamento do sistema será possível reduzir o número de vítimas em decorrência de desastres, além da qualificação das ações de prevenção e resposta de apoio do Estado e dos municípios.

Com o funcionamento desta tecnologia, Minas Gerais poderá ser referência global no processo de prevenção e resposta a desastres naturais e tecnológicos. A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, enumerou os pontos positivos da parceria firmada com a Amazon. “Minas Gerais trabalha com muitos desastres, não posso deixar de lembrar de Brumadinho. A expertise de trabalhar intersetorialmente na área de desastre nós já temos, mas esta ferramenta vai trazer uma questão muito mais importante. Vamos saber onde estão as pessoas em área de risco e onde pode acontecer algo, e com isto vamos poder planejar melhor as questões socioassistencias. Não vamos trabalhar apenas na prevenção de desastres, mas até na política habitacional, porque se eu sei onde estão estas pessoas em áreas de risco, posso priorizá-las”, afirmou. A parceria prevê ainda um aporte financeiro da AWS de U$ 30 mil, o equivalente a R$ 155 mil, de computação em nuvem, além da doação da metodologia de desenvolvimento do plano Working Backwards Engajament.

Durante o evento, Jucá agradeceu a todos os envolvidos, especialmente ao Observatório de Dados, da Sedese, que ficará responsável por acompanhar o processo, e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), pela articulação da parceria.

A metodologia A metodologia a ser usada para a criação do plano é a "Working Backwards Engajament", numa tradução literal trata-se de trabalhar de trás para frente a partir do cliente, ou seja, em vez de começar com uma ideia para um produto, pensa-se primeiro no problema e como podem ser elaboradas soluções para resolvê-lo. Ao todo, serão cerca de quatro meses de workshop entre funcionários da Amazon e servidores do Estado para desenvolver o sistema. Serão três dias de encontros presenciais e depois o trabalho segue on-line. A parceria para desenvolvimento da ferramenta tem previsão de durar um ano. O evento realizado no BDMG também contou com a presença da secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) Luiza Barreto, do promotor de Justiça, Francisco Ângelo Silva Assis, do tenente-coronel da Defesa Civil, Carlos Eduardo Lopes, e do lider de governo da da AWS, Umberto Mancebo Filho.