Forças de segurança promovem operação de combate e prevenção à violência contra a mulher

WhatsApp Image 2023 03 09 at 11.22.56No Dia Internacional da Mulher (8/3) e em todo o mês de março, as forças de segurança de Minas Gerais e instituições parceiras se unem na Operação Átria, iniciativa que pretende combater e prevenir a violência contra a mulher.
  
Ações afirmativas e de prevenção têm sido realizadas em todo o estado. Na capital, equipe esteve na Estação Vilarinho em ação que contou com distribuição de cartilhas,  orientação sobre programas de proteção do Estado e até indicação para agendamentos em serviços especializados de apoio e proteção. 

"Na ação proposta as pessoas tiveram oportunidade de conhecer alguns programas direcionados à prevenção e ao combate à violência contra as mulheres e alguns canais de atendimento. Precisamos mostrar que há pontos de apoio do Estado para ajudar essas mulheres, pois é fundamental romper com esse ciclo. A união e o diálogo entre instituições envolvidas são fundamentais para a efetividade no trabalho de proteção",  relatou Edson Peixoto, diretor do Centro Integrado de Comando e Controle da Secretaria de Estado Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A professora Fátima Bastos, de 50 anos, que passava pelo local, disse que essas ações ajudam a conscientizar mulheres e homens. "Todos têm que se unir pela causa. É um absurdo ver mulheres sendo vítimas desse tipo de violência".  Operação Átria  As ações da Operação Átria ocorrem ao longo do mês em todo estado. Essa ofensiva de combate a crimes contra a mulher integra as forças mineiras de segurança e instituições parceiras sob coordenação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp).  Participam da força-tarefa as polícias Civil, Militar e Penal, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), agentes socioeducativos, integrantes do Ministério Público de Minas Gerais, técnicos da Política de Prevenção Social à Criminalidade da Sejusp e profissionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). A Operação Átria foi demandada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e é realizada em todo o país. No fim do mês será divulgado o balanço dos trabalhos.