Trajeto Moda é lançado em Francisco Sá

No município do Norte de Minas, 12 Mulheres estão participando do projeto, desenvolvido pela Sedese

WhatsApp Image 2023 04 27 at 17.48.49A expansão do Trajeto Moda segue pelo estado, desta vez, no Norte de Minas. O lançamento em Francisco Sá foi na última quarta-feira, 26/4, no Salão Comunitário do Povoado de Camarinhas, onde 12 mulheres iniciaram as aulas. O projeto, iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), é realizado pela Subsecretaria de Trabalho e Emprego (Subte) e conta com parceria das prefeituras municipais, iniciativa privada, profissionais e acadêmicos do mercado da moda.

O Trajeto Moda tem como objetivo promover qualificação, inserção produtiva e empoderamento feminino, sua missão é a transformação pessoal de mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social. O projeto foi idealizado em 2020, e iniciou os trabalhos em 2021, com um piloto em Belo Horizonte. A partir desta experiência, foi então planejada a proposta de expansão do Trajeto Moda para o interior do estado, contemplando 35 municípios que aderiram ao projeto.

O subsecretário de Trabalho e Emprego, Arthur Hélio Albergaria Campos, participou do evento de lançamento em Francisco Sá e destacou em sua fala a relevância do trabalho em conjunto. “Qualquer projeto depende de várias situações para ele acontecer, do interesse e envolvimento de vários atores. Por isso, gostaria de agradecer ao prefeito, que quis trazer o projeto para cá, agradecer também as Secretarias envolvidas, sem o empenho delas isso não seria possível. Além dos Cras, que executam importante trabalho com essas mulheres. É a ajuda e o trabalho de todos que impulsionam a construção desse projeto.”

Presente no evento, o prefeito de Francisco Sá, Mário Osvaldo Casasanta, ressaltou a importância de o Estado estar próximo dos municípios, com projetos voltados para as necessidades das comunidades, e que o Trajeto Moda é um exemplo dessa proximidade.

Trajeto Moda

O Trajeto Moda é executado em cinco etapas, com metodologia inédita no Brasil. O plano inclui: capacitações no ofício da costura, cidadania, inteligência emocional, empreendedorismo, produto, mercado físico e digital, liderança, cooperativismo e educação financeira. O projeto é para mulheres em situação de violência doméstica, mães solos ou que vivem em insegurança alimentar. Durante toda a execução do projeto, elas também recebem apoio psicológico.

A escolha por capacitações na indústria da moda se deve à importância que o negócio tem no desenvolvimento de Minas Gerais. Ela registra um papel social fundamental na geração de renda e auxilia diretamente no enfrentamento da pobreza no estado. Além de ser o 2º setor que mais emprega na indústria de transformação do Brasil, a indústria da moda também é o 2º maior gerador do primeiro emprego no país, de acordo com pesquisa encomendada pela Fiemg. Para a fase de implantação, a Sedese investiu, até o momento, cerca de R$ 2 milhões, direcionados à compra de 194 máquinas que vão auxiliar os municípios a montarem espaços colaborativos de costura e na contratação dos cursos técnicos de qualificação.