Sedese encerra participação no Cosud com leitura da carta de compromissos dos governadores

Secretária Elizabeth Jucá é a encarregada por último ato do 8º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste

WhatsApp Image 2023 06 03 at 13.43.22O 8º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste realizado em Belo Horizonte foi encerrado neste sábado (3/6), no prédio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da capital mineira. Coube a Elizabeth Jucá, secretária de Desenvolvimento Social do Estado de Minas Gerais fazer a leitura da carta de compromissos assinada pelos sete governadores que compõem o bloco.

No auditório da CDL e na presença dos sete governadores, Elizabeth falou da tradição mineira na luta pelos ideais de liberdade e ressaltou a importância da formalização do bloco composto pelos estados do Sul e do Sudeste

“Os governadores do Cosud, com inspiração nos ideais que permeiam a história de Minas Gerais e de seus inconfidentes, no 8º Encontro do Consórcio Sul Sudeste realizado em Belo Horizonte, reforçam o compromisso de atuação conjunta e cooperativa em defesa da liberdade e da geração de empregos. Na direção desses objetivos, os governadores assinaram um protocolo de intenções de formação do consórcio e os projetos de lei de ratificação que serão destinados a cada Assembleia Legislativa”, afirmou.

Com foco na geração de renda e empregos, Elizabeth falou da pluralidade de discussões que envolveram este encontro, mas sempre com foco no objetivo principal da reunião.

“No 8º Encontro foram discutidos temas inerentes aos sete estados, das mais diversas áreas, mas sempre pensando na capacidade de gerar emprego e renda, fortalecendo o cidadão e não a máquina estatal. Nesta seara, os governadores defendem uma reforma tributária que garanta simplificação”, ressaltou.

Grupo de trabalho

Além da responsabilidade pela leitura da carta que encerrou os trabalhos, a representante da Sedese-MG ainda coordenou o Grupo de Trabalho (GT) Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Os projetos estruturantes apresentados abordaram as pautas: fortalecimento das políticas para Mulheres, estratégia integrada de Esportes e melhoria na política nacional de Habitação.

O balanço do evento, aponta a secretária Elizabeth Jucá, é de que foi muito positivo. “Fizemos um belo trabalho, intenso e produtivo. Deste Cosud saíram propostas consistentes, com grande possibilidade de se realizarem, se traduzindo no desenvolvimento social de toda a população dos sete estados, consequentemente expandindo para todo o Brasil”, completou.