Varginha recebe sétima edição do Fórum de Temáticas Esportivas de 2023

Encontro reuniu municípios da região para discutir o desenvolvimento de políticas públicas na área

WhatsApp Image 2023 08 25 at 09.40.51Visando a contribuição para o aprimoramento das políticas públicas esportivas, profissionais de educação física, conselheiros e gestores municipais de Baependi, Aiuruoca, Alagoa, Poço Fundo e Três Corações, se reuniram na Diretoria Regional da Sedese de Varginha, nos dias 22 e 23/8, para a sétima edição do Fórum de Temáticas Esportivas (Forte) de 2023.

Durante encontro, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), por meio da Subsecretaria de Esportes (Subesp), os participantes discutiram melhorias, propuseram debates e elaboraram propostas relativas às políticas já disponíveis para o desenvolvimento do esporte de Minas Gerais.

No primeiro dia de atividades, o diretor do Conselho Regional de Educação Física (Cref), Pedro Henrique Barbosa, falou aos participantes sobre a regulamentação dos profissionais da área, seus conselhos estadual e federal e suas funções primárias como a orientação a instituições de ensino superior, a realização do registro profissional e a emissão da cédula oficial de identidade do educador físico.

Também representante do Cref e segundo palestrante do dia, o professor Lácio César reforçou a necessidade da execução de um planejamento de gestão das políticas públicas do esporte para os próximos anos, independente de quem esteja à frente do poder.

Em seguida, os servidores Vinícius Mendonça, assessor de gabinete da Subesp, e Cleber Brito, diretor de gestão da Lei de Incentivo ao Esporte, falaram sobre as políticas públicas desenvolvidas pela Sedese para a área de esporte.

Cleber Brito citou ainda a realização dos Jogos do Interior de Minas (Jimi) Paradesporto, que terá sua segunda edição em Juiz de Fora, de 6 a 8/10, com as modalidades atletismo, bocha, judô e natação. Além disso, Cleber explicou a condição da cidade receber a competição pelo segundo ano consecutivo, devido à expertise conquistada na primeira edição dos jogos. “Para receber os recursos destinados ao paradesporto, as cidades precisam cumprir um caderno de encargos criterioso exigido pelo edital, que envolve equipamentos como praças de esportes e hotelaria prontos para receber pessoas com variadas deficiências.”

Propostas

No segundo dia de atividades, foram propostos três grupos temáticos: Esporte Educacional, Esporte para o Desenvolvimento Social e Saúde e Esporte para Excelência. Os participantes apresentaram suas propostas que serão, na íntegra, encaminhadas ao subsecretário de Esportes, Antônio Eduardo Miranda, e à secretária de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá.

Algumas das propostas apresentadas foram:

1)     Levantamento de dados sobre atletas paralímpicos, junto às federações para mapeamento, vislumbrando a construção de um centro de excelência de esportes para esse público específico.

2)     Revisão de critérios para o edital de seleção de projetos com dificuldade de captação, para que os municípios do interior consigam melhor acesso aos patrocinadores que optam por projetos de grandes clubes e cidades da região metropolitana.

3)     Incluir uma categoria sub-20 ou sub-22 nos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) para que o aluno-atleta não perca o vínculo com o esporte.

O Forte segue a jornada pelas Diretorias Regionais do estado e tem a próxima agenda marcada para Montes Claros, nos dias 30 e 31/8.