Minas Gerais encerra participação nos Jogos da Juventude com 13 medalhas

A competição reuniu 4 mil atletas e mais de 1.200 profissionais dos 26 estados do Brasil e do Distrito Federal

jogos juventude 2023

A delegação de Minas Gerais encerrou sua participação nos Jogos Escolares da Juventude, etapa para atletas de 12 a 17 anos, em Ribeirão Preto (SP) com 13 medalhas conquistadas: 2 de ouro, 7 de prata e 4 de bronze.

A modalidade que mais faturou medalhas foi o taekwondo: 2 de ouro e 3 de bronze. Na sequência, a equipe de tiro com arco, modalidade estreante nos Jogos, conquistou 3 medalhas de prata. Os estudantes-atletas do atletismo alcançaram 2 medalhas de prata. Na ginástica rítmica, mais 2 medalhas de prata, uma na classificação geral e a segunda no aparelho bola. Fechando o quadro de medalhas, bronze na natação na prova de 200 metros borboleta.

Os Jogos da Juventude reuniram 4 mil atletas e mais de 1.200 profissionais de staff, apoio, comissões técnicas e voluntários. Participaram da competição os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.

Em Ribeirão Preto, competiram os campeões da etapa estadual do Jemg, que aconteceu em Uberaba, de 1° a 6 de agosto deste ano. O Jemg é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).

Os Jogos da Juventude são realizados pelo Comitê Olímpico do  Brasil e na edição 2023, teve o apoio do município sede de Ribeirão Preto (SP). Em 2024, os Jogos ocorrerão em Blumenau (SC).

 

Quadro de medalhas nos Jogos da Juventude/2023:

Atletismo:

Marcha Atlética 3.000m: medalha de prata, com Raissa Estefani dos Santos da E.E. Manoela Soares Bicalho, de Ipatinga.

Salto triplo: medalha de prata, com Luan Robert da E.E. Manoela Soares Bicalho, de Ipatinga

 

Ginástica Rítmica:

Medalha de Prata na Classificação Geral e Prata em aparelho bola, com Sarah Mourão do Colégio Batista Mineiro de Belo Horizonte.

 

Taekwondo:

Categoria até 44kg: medalha de Ouro, com Andreíza Teixeira do Colégio IMP de Lavras.

Categoria até 63kg: medalha de Ouro, com Victor Augusto de Almeida do Colégio Educare de Betim.

Categoria até 63kg: medalha de Bronze, com Bianca Rodrigues da E.E. Conselheiro Afonso Pena de Betim.

Categoria até 48kg: medalha de Bronze, com César Natividade do Colégio Tiradentes da PMMG – Avelino Camargo de Contagem.

Medalha de Bronze na competição por equipe mista com os estudantes-atletas: Bianca Rodrigues da E.E. Conselheiro Afonso Pena de Betim; César Natividade do Colégio Tiradentes da PMMG - Avelino Camargo de Contagem; Emanuelly Andrade da E.E. Lindo Lambert de Salinas; Hitalo Emanuel da E.E. Prof. Levindo Lambert Salinas; Melyssa Rezende da E.E. Padre Camargos de Contagem e Victor Augusto de Almeida do Colégio Educare de Betim.

 

Natação:

200 metros borboleta: medalha de Bronze, com Arthur Lacerda do Colégio Tiradentes da PMMG – Unidade Argentino Madeira de Belo Horizonte.

 

Tiro com Arco:

Medalha de Prata, com André Forti do Colegium de Belo Horizonte.

Medalha de Prata, com Gabriela Monteiro do Colégio Santa Maria Minas - Unidade Nova Suíça de Belo Horizonte.

Medalha de Prata por equipe mista, com os estudantes-atletas André Forti e Gabriela Monteiro.