Técnicos da Sedese visitam acampamentos ciganos no estado

edit2

Técnicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Coordenadoria Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial estão visitando, até o dia 29 de agosto, acampamentos ciganos em cinco municípios de três regiões do Estado (Região Metropolitana de BH, Vertentes e Zona da Mata). A ação atende a uma demanda dos povos ciganos e conta com o apoio da Associação Estadual Cultural de Direitos e Defesa dos Povos Ciganos e das Lideranças Ciganas.

Já foram visitadas as cidades de Santa Bárbara, Ibirité e Pedro Leopoldo. Até o dia 29, a comitiva ainda vai a Lafaiete e Juiz de Fora. De acordo com o coordenador de Políticas de Promoção da Igualdade da Sedese, Clever Machado, as visitas técnicas possibilitam a verificação in loco da situação socioeconômica das famílias. “Estamos verificando se houve algum tipo de violação de direitos nessas comunidades. Esses dados vão subsidiar a construção de um diagnóstico por amostragem dos acampamentos”, afirmou Machado.

Outra medida que está sendo discutida dentro das comunidades é a implementação do Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais no que tange aos Povos Ciganos especificamente. O documento serve para nortear ações emergenciais e políticas públicas voltadas para as comunidades.