Iniciativas da Sedese são premiadas no 4º Prêmio Inova Minas Gerais

inova

Duas iniciativas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) foram premiadas em cerimônia do 4º Prêmio Inova Minas Gerais, nesta sexta-feira (29/11) na Cidade Administrativa. O VacinAPP – Sistema de Agendamento on-line de Vacinas e Cartão de Vacinas Digital, ficou com o primeiro lugar na categoria “Ideias Inovadoras Implementáveis”. A Escola de Formação em Direitos Humanos ficou em terceiro lugar na categoria “Iniciativas Implementadas de Sucesso”.

A cerimônia de premiação contou com a presença de servidores da Sedese, incluindo a chefe de gabinete, Gabriela Gervason Reis, que representou a secretária Elizabeth Jucá, além do subsecretário de Direitos Humanos, Thiago Horta.

O VacinAPP é um projeto que propõe a implementação de um sistema on-line de agendamento de vacinas e de um cartão de vacinas em formato de aplicativo para smartphones e tablets, com o objetivo de diminuir as filas para vacinação e substituir os cartões de papel, atualmente utilizados em Minas Gerais.

Um dos autores dessa iniciativa é Elder Gabrich, coordenador Estadual do CadÚnico e do Bolsa Família, especialista em políticas públicas e gestão governamental da Sedese. O projeto foi desenvolvido em parceria com Juliana Ávila (SES) e Pedro Costa (DEER).

De acordo com Gabrich, a vinculação da vacinação ao programa Bolsa Família foi um dos fatores que impulsionaram a criação do VacinAPP. “Foi a partir disso que a gente encontrou link com a Secretaria de Saúde para fazer este projeto. Queremos muito que seja implementado. A Prodemge nos informou que já possui uma versão piloto e quer conversar com a gente para contribuirmos com as ideias”, comentou.

Com mais 820 municípios atendidos e uma abrangência de mais de 96% do Estado com 10.606 certificados emitidos - a Escola de Formação em Direitos Humanos é coordenada pela diretora de Promoção e Educação em Direitos Humanos, Luisa De-Lazzari Resende. A Escola promove os direitos humanos com a oferta de cursos de formação continuada nas modalidades presencial, semipresenciais e na plataforma on-line Moodle e atualização tanto para agentes públicos estaduais e municipais, quanto para estudantes e sociedade civil em geral.

“A premiação da Escola de Formação em Direitos Humanos mostra a importância de ter uma política que reconheça as diferenças, além da promoção do respeito à diversidade. É uma satisfação pessoal por atuar neste projeto desde 2015. Agora é trabalhar para as próximas conquistas” afirmou, Luisa De-Lazzari.

Prêmio Inova Minas Gerais

Coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), o prêmio é dividido em duas categorias: Iniciativas Implementadas de Sucesso", na qual os agentes públicos têm a oportunidade de apresentar iniciativas já implementadas que tenham resultados comprovados, e "Ideias inovadoras Implementáveis", que busca incentivar a elaboração de projetos que podem ser adotados na administração pública.