Sedese realiza experiência piloto de capacitação sobre o CadÚnico v.7 em Brasília

cad unico brasilia

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Assistência Social, em parceria com as Gerências de Governo da Caixa Econômica Federal de Belo Horizonte e de Brasília, promove nesta terça-feira (17/12) uma experiência piloto de capacitação sobre a utilização do sistema CadÚnico v.7 fora de Minas Gerais, especificamente para municípios mineiros localizados mais próximos de outras capitais do que de Belo Horizonte.A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Assistência Social, em parceria com as Gerências de Governo da Caixa Econômica Federal de Belo Horizonte e de Brasília, promove nesta terça-feira (17/12) uma experiência piloto de capacitação sobre a utilização do sistema CadÚnico v.7 fora de Minas Gerais, especificamente para municípios mineiros localizados mais próximos de outras capitais do que de Belo Horizonte.
O CadÚnico v.7 é o sistema de cadastramento de famílias na base de dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Após cadastradas e se possuírem perfil, as famílias poderão ser incluídas em programas sociais como Bolsa Família, Tarifa Social, Carteira do Idoso, dentre outros.
A turma piloto de capacitação está sendo realizada em Brasília e priorizou na oferta de vagas, os 11 municípios mineiros que fazem divisa com o Distrito Federal, todos eles encontram-se na área de abrangência da Diretoria Regional da Sedese de Paracatu. Conforme análises da Coordenação Estadual do Cadastro Único e Programa Bolsa Família e Caixa Econômica Federal, os técnicos municipais gastariam em torno de 7 horas de deslocamento para comparecer à capacitação em Belo Horizonte, porém, na capacitação em Brasília, o tempo de deslocamento é de aproximadamente 3 horas.
O Coordenador Estadual do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, da Sedese, Elder Gabrich, analisa como positiva esta experiência piloto e destaca as potencialidades desta ação para os próximos anos. “Devido às grandes proporções do território mineiro, as questões relativas ao deslocamento para se capacitar sempre foram mencionadas durante as Conferências Regionais e Estadual de Assistência Social. Desse modo, temos buscado alternativas para atender melhor as gestões municipais. Organizar capacitações fora de Minas Gerais é um enorme desafio, pois exige articulação com outros órgãos de Governo, mas existe a possibilidade de expandir estas ofertas de capacitação descentralizada”.
Com a realização desta turma, Minas Gerais completa 35 turmas de capacitação sobre o sistema CadÚnico v.7 realizadas e mais de 750 capacitados, tornando-se o estado que mais capacitou técnicos municipais no sistema no Brasil em 2019.